Pular para o conteúdo
Capa de Brasil: uma biografia
História e Filosofia

Brasil: uma biografia

por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling

14 min de leitura1962 palavras

Sobre o microbook

Este microbook apresenta a interpretação de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling sobre a formação do Brasil, marcada por encontros desiguais, escravidão, conflitos e resistências. A partir da lembrança de Lima Barreto sobre a abolição, a leitura investiga uma questão persistente: como transformar as promessas de liberdade e cidadania em direitos efetivamente vividos?

O que você aprenderá

Você conhecerá as sociedades indígenas anteriores à colonização, a lógica econômica do açúcar e do ouro e as múltiplas formas de ação e resistência sob a escravidão. O percurso também examina revoltas, independência, República, desenvolvimentismo e ditadura, observando como mudanças políticas ampliaram direitos sem eliminar desigualdades e heranças de violência.

Sobre o autor

Lilia Moritz Schwarcz é professora do Departamento de Antropologia da USP; Heloisa Murgel Starling é professora do Departamento de História da UFMG. Suas trajetórias acadêmicas em antropologia e história se articulam em Brasil: uma biografia, interpretação do país que acompanha disputas políticas, culturais e sociais ao longo de séculos.

Este microbook convida você a conhecer as ideias centrais de Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling.

Na lembrança de infância de Lima Barreto, a notícia da abolição, em 1888, ficou resumida numa palavra luminosa: livre. A alegria daquele momento, porém, não apagou a desigualdade nem a violência acumuladas por séculos, e o próprio escritor se perguntava quanto ainda faltava para que a liberdade fosse real. É dessa distância entre as promessas da história e a experiência dos brasileiros que Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling constroem a biografia coletiva do país.

A formação do Brasil começou com encontros desiguais e exploração

As autoras recusam tratar 1500 como o ponto zero de uma terra vazia: povos indígenas já ocupavam o território em sociedades diversas, com formas próprias de organização, agricultura, redes de troca e cosmologias. O chamado descobrimento foi, do lado europeu, uma tomada de posse que renomeou lugares e pessoas, enquanto a palavra invasão evidencia outra perspectiva do encontro. Relatos de Caminha, Vespúcio, Hans Staden e Jean de Léry ajudaram a fixar imagens ambivalentes dos indígenas, ora habitantes de um paraíso natural, ora supostos bárbaros, especialmente nas narrativas sobre canibalismo.

Essas imagens de diferença como falta de fé, lei ou ordem sustentavam projetos de conversão e domínio, embora os povos indígenas tivessem suas próprias normas, crenças e sistemas políticos. Epidemias, apropriação de terras, exploração do trabalho e guerras provocadas ou ampliadas pelos colonizadores reduziram dramaticamente as populações, sem apagar a resistência e a capacidade de ação dos povos originários. Como sugere a metáfora do padre Antônio Vieira, a catequese podia parecer moldar os indígenas, mas muitos retornavam às suas próprias cosmologias.

A partir do século XVI, a ocupação portuguesa se organizou cada vez mais em torno do açúcar, produto desejado na Europa e produzido em grandes unidades voltadas à exportação. O engenho articulava terra, trabalho, crédito e hierarquia, enquanto a monocultura tornava a colônia dependente de mercados e capitais externos. A chamada civilização do açúcar foi doce no paladar e amarga na estrutura, pois sua expansão se apoiou na escravidão e na violência. No século seguinte, o ouro deslocou parte do eixo econômico para Minas Gerais, estimulando vilas, comércio e arte barroca, mas também a tributação, o contrabando e os conflitos pelo controle das minas.

A escravidão organizou a riqueza e naturalizou a violência

Com a expansão dos engenhos, o tráfico atlântico de africanos tornou-se peça decisiva da produção colonial, articulando interesses da Coroa, dos comerciantes e dos proprietários. Milhões de pessoas foram capturadas e atravessaram o oceano nos tumbeiros, submetidas à fome, a doenças, à separação de suas comunidades e a violências que também atingiam suas crenças sobre a morte e o destino dos espíritos. Mesmo nessa travessia, os malungos, companheiros de viagem, criavam laços de amizade, enquanto africanos e seus descendentes recriavam religiões, saberes e formas de solidariedade no Brasil.

A violência não foi um excesso ocasional, mas uma condição do sistema: açoites públicos, troncos, correntes, jornadas exaustivas e venda de pessoas convertiam seus corpos em propriedade. Ainda assim, os escravizados agiam como sujeitos, negociando espaços de autonomia, preservando famílias e práticas culturais, fugindo e organizando revoltas. Palmares, a maior e mais duradoura comunidade de fugitivos, revela tanto a capacidade de organização quilombola quanto as alianças, trocas e conflitos com o mundo que a cercava.

A experiência escravista também deixou uma linguagem social de cor, que classificava pessoas em tons e categorias associados a posições desiguais na sociedade. Último país do Ocidente a abolir legalmente a escravidão, o Brasil aprovou a Lei Áurea em 1888, depois de fugas, quilombos, revoltas, mobilização abolicionista e pressão política, não como simples dádiva da monarquia. A lei encerrou formalmente o regime sem garantir reparação ou cidadania plena, e a hierarquia racial, a desigualdade e o racismo continuaram a organizar oportunidades e acessos.

Revoltas, independência e a construção conflituosa do Império

Durante o período colonial, a imagem de um Brasil naturalmente pacífico é contrariada por revoltas, motins e sedições em várias capitanias. A Revolta da Cachaça, a revolta dos Beckman no Maranhão e os Motins do Maneta em Salvador, entre outros episódios, expressaram conflitos com impostos, monopólios e abusos de autoridades. Em muitos casos, os colonos ainda apelavam à lealdade ao rei e queriam corrigir os agentes locais, mas o vocabulário de autonomia e autogoverno foi ganhando força.

Essa transformação aparece na diferença entre a Conjuração Mineira de 1789, articulada sobretudo por letrados e membros da elite local em torno de uma república autônoma, e a Conjuração Baiana de 1798, que levou às ruas ideias mais abrangentes de igualdade política. A participação de homens pobres, negros e mulatos na Bahia tornou explícita a reivindicação de que a cidadania não dependesse da cor, embora a extensão de uma eventual proposta de abolição permaneça incerta nos documentos preservados. A repressão, as delações e as execuções dos participantes mostram os limites da abertura política colonial.

A independência de 1822 foi preparada pela transferência da corte para o Brasil, em 1808, pela abertura dos portos e pelo conflito entre as Cortes de Lisboa e os grupos que defendiam autonomia no país. A solução monárquica, sob Pedro I, ajudou a preservar a unidade territorial, mas manteve a escravidão e concentrou poder, enquanto a Constituição de 1824 instituiu o Poder Moderador. Rebeliões como a Confederação do Equador e, depois, as revoltas regenciais, da Cabanagem aos Farrapos, revelaram que a unidade nacional foi construída em meio a disputas regionais e sociais, não por consenso espontâneo.

Chegamos à metade deste microbook

Até aqui, o livro acompanha um país formado por sociedades indígenas plurais, colonização orientada à exportação, escravidão e resistências, além de uma independência que rompeu com Portugal sem desfazer as hierarquias. Vimos também que revoltas e projetos de autonomia questionaram o poder, embora seus participantes e objetivos fossem muito diferentes. Na segunda metade, essa tensão reaparece na República, nos projetos de modernização e na luta por uma cidadania que a vida política brasileira promete, restringe e, pouco a pouco, amplia.

A República e a modernização ampliaram a cidadania de forma desigual

A Proclamação da República, em 1889, substituiu a monarquia por uma federação, mas não significou a entrada imediata da maioria na vida política. Na Primeira República, o poder se articulava por acordos entre o governo federal e as oligarquias estaduais, com coronelismo, voto de cabresto e manipulação eleitoral restringindo a participação popular. As reformas urbanas e sanitárias modernizaram espaços centrais enquanto removiam populações pobres, e revoltas como Canudos, a Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata expuseram o custo dessa ordem.

A Revolução de 1930 rompeu o arranjo oligárquico e abriu caminho para Getúlio Vargas, que ampliou a atuação do Estado e instituiu direitos trabalhistas, entre eles a jornada de oito horas e proteções a mulheres e menores. Essa incorporação foi seletiva: os sindicatos ficaram subordinados ao Estado, os trabalhadores rurais foram excluídos das leis e, no Estado Novo, a ditadura combinou censura, polícia política e propaganda. A experiência varguista mostra que a expansão de direitos sociais pode coexistir com a supressão de direitos políticos.

Também se disputou a imagem de quem seria brasileiro: os modernistas defenderam uma criação capaz de devorar criticamente influências externas, enquanto o samba, a feijoada e a capoeira passaram a representar a nação. O Estado Novo apropriou-se de símbolos populares e mestiços, e a interpretação de Gilberto Freyre ajudou a tornar influente uma leitura positiva da miscigenação. Schwarcz e Starling, porém, mostram como essa celebração podia converter uma mistura muitas vezes violenta em mito de harmonia, encobrindo o racismo e a desigualdade que persistiam.

O desenvolvimentismo prometeu futuro, mas não resolveu a desigualdade

A experiência democrática iniciada em 1945 trouxe eleições e uma nova Constituição, mas não afastou os militares, que se consolidaram como força capaz de intervir na política. Vargas voltou ao poder pelo voto em 1950 e tentou combinar industrialização conduzida pelo Estado, nacionalismo econômico e apoio aos trabalhadores, com marcos como a criação da Petrobras. A crise de 1954, marcada por disputas políticas e pelo atentado contra Carlos Lacerda, terminou com o suicídio de Getúlio, cuja carta-testamento e a reação popular alteraram o curso imediato dos acontecimentos, sem resolver os conflitos de fundo.

Juscelino Kubitschek transformou o Plano de Metas na promessa de avançar cinquenta anos em cinco, acelerando a indústria, a construção de rodovias e a edificação de Brasília. Essa modernização produziu crescimento e confiança, mas também inflação, endividamento e uma capital monumental que deslocou trabalhadores para as periferias, enquanto a questão agrária permanecia sem solução. No campo cultural, o Cinema Novo, o Teatro de Arena e a Bossa Nova ofereceram retratos distintos do país, da denúncia do subdesenvolvimento à imagem cosmopolita de uma modernidade brasileira.

No início dos anos 1960, João Goulart tentou avançar reformas de base relacionadas à terra, ao trabalho, à educação e à economia. Às pressões populares e sindicais responderam a resistência de proprietários e empresários, setores da imprensa e grupos militares, enquanto os próprios campos políticos se radicalizavam e perdiam espaço de negociação. O golpe de 1964, apoiado por grupos civis e militares e por respaldo logístico norte-americano, depôs Goulart e encerrou a experiência democrática, contrariando a expectativa de que os militares logo devolveriam o poder aos civis.

A ditadura foi enfrentada por uma sociedade que reconquistou espaço público

A ditadura, entre 1964 e 1985, não se limitou à sucessão de generais na Presidência: construiu instrumentos jurídicos de exceção, órgãos de informação, censura e um sistema de prisão e tortura. O AI-5 ampliou os poderes do Executivo e restringiu direitos, enquanto a repressão atingia opositores, trabalhadores, artistas e povos indígenas. Ao mesmo tempo, o chamado milagre econômico combinou crescimento acelerado com concentração de renda, e a propaganda oficial procurou associar as grandes obras à ideia de progresso nacional.

Contra o regime, organizaram-se estudantes, artistas, jornalistas, igrejas, trabalhadores e movimentos de direitos humanos, e o culto ecumênico após a morte sob tortura de Vladimir Herzog marcou a retomada do espaço público. As greves, a campanha pela anistia e as Diretas Já ampliaram a mobilização, mas a transição ocorreu por via indireta e a anistia recíproca deixou impunes os crimes de agentes do Estado. A redemocratização foi, assim, uma conquista coletiva, mas também um processo negociado, marcado por limites e continuidades.

A Constituição de 1988 ampliou direitos e deu início a um período de instituições democráticas e eleições presidenciais regulares, uma conquista importante, mas não a solução de todos os problemas. No balanço do período democrático, avanços na redução da pobreza e na inclusão social convivem com racismo, desigualdade, violência, conflitos fundiários e obstáculos aos direitos indígenas, enquanto a corrupção exige controle público em vez de fatalismo nacional. As manifestações de junho de 2013 e a Comissão Nacional da Verdade expressam novas reivindicações de participação, diferença e memória, e deixam em aberto a pergunta central do livro: como consolidar o que é público, comum e igualitário?

Notas Finais

Brasil: uma biografia não oferece uma linha contínua de progresso, mas uma história feita de rupturas, recomeços e heranças que sobrevivem às mudanças de regime. A violência escravista, o personalismo e a conversão de questões públicas em assuntos privados convivem com rebeliões, solidariedades e sucessivas lutas por direitos. Para as autoras, compreender o país exige sustentar a democracia, enfrentar as desigualdades e tratar o bem comum como responsabilidade coletiva.

Dica do Minutobooks

Para continuar a conversa sobre a distância entre direitos proclamados e direitos vividos, a dica é Cidadania no Brasil: O longo caminho, de José Murilo de Carvalho. O livro percorre a formação histórica da cidadania brasileira e mostra como os direitos civis, políticos e sociais avançaram em ritmos diferentes. Sua leitura complementa Brasil: uma biografia ao aprofundar um de seus fios centrais, a inclusão sempre incompleta de diferentes grupos na vida pública.

Fim da resenha

Você terminou de ler a resenha de "Brasil: uma biografia".

Resenhas relacionadas

Ver todas as resenhas