
Sobre o microbook:
Por que alguns grupos ocupam espaços de prestígio, enquanto outros ficam concentrados em trabalhos precários? Em Racismo estrutural, Silvio Almeida desloca o foco de atitudes isoladas para a formação histórica, política e econômica da sociedade. Este microbook apresenta como raça organiza relações de poder e como instituições podem reproduzir desigualdades.
O que você aprenderá:
Você conhecerá a distinção entre raça, preconceito, discriminação e racismo, além das perspectivas individualista, institucional e estrutural. O percurso examina como ideologia, branquitude e meritocracia naturalizam hierarquias e como Estado, direito e economia participam de sua reprodução. Também apresenta possibilidades de ação antirracista e os limites de medidas isoladas.
Sobre o autor:
Silvio Almeida é advogado, filósofo e professor, graduado em Direito e Filosofia e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Sua produção aborda direito, filosofia, economia política e relações raciais. Publicado pela Editora Jandaíra, Racismo estrutural integra a Coleção Feminismos Plurais.
Este microbook reúne as principais ideias de Racismo estrutural, de Silvio Almeida.
Em ambientes acadêmicos e jurídicos, Silvio Almeida percebeu que muitas vezes era um dos poucos negros entre professores e advogados, enquanto trabalhadores da segurança e da limpeza eram, em sua maioria, negros. Essa distribuição, frequentemente tratada como parte natural da paisagem, levanta uma pergunta incômoda: por que alguns grupos ocupam os espaços de prestígio e outros, os trabalhos precários? Em Racismo estrutural, Almeida propõe que a resposta não está apenas nas atitudes individuais, mas na organização histórica, política e econômica da sociedade.
Raça é uma construção histórica, com efeitos concretos
Almeida começa lembrando que raça não é uma categoria natural, fixa ou neutra: seu significado muda conforme as circunstâncias históricas. A noção moderna de raça ganhou força a partir do século XVI, durante a expansão mercantil e a colonização europeia, quando diferenças humanas passaram a ser classificadas em hierarquias. Embora não corresponda a divisões biológicas capazes de justificar essas hierarquias, raça produz efeitos reais porque organiza relações de poder.
O projeto iluminista proclamou ideais universais de razão, liberdade e igualdade, mas a expansão colonial submeteu povos apresentados como “primitivos” em nome da civilização. A Revolução Haitiana tornou essa contradição explícita: pessoas escravizadas reivindicaram para si as promessas de igualdade da Revolução Francesa e conquistaram a independência, enfrentando depois isolamento e hostilidade. A classificação racial ajudou a conciliar, no mesmo mundo moderno, direitos proclamados como universais e práticas de escravidão, espoliação e morte.
Também é necessário distinguir racismo, preconceito e discriminação. O preconceito é um juízo baseado em estereótipos, enquanto a discriminação é um tratamento desigual sustentado pelo poder, podendo ser direta ou indireta, inclusive quando regras aparentemente neutras ignoram desigualdades existentes. Racismo, por sua vez, é um processo sistemático que distribui desvantagens e privilégios e transforma diferenças de tratamento em desigualdades que atravessam gerações.
Do ato individual à estrutura social
A concepção individualista tende a tratar o racismo como um desvio moral ou psicológico, enfrentável com educação e punição de quem discrimina. A concepção institucional avança ao mostrar como organizações e regras podem produzir vantagens e desvantagens raciais, mesmo sem uma ordem explícita de discriminar. Charles Hamilton e Kwame Ture ilustram essa diferença ao contrastar um ataque racista visível com as mortes de bebês negros causadas pela pobreza e pela falta de atendimento, danos menos perceptíveis, mas igualmente destrutivos.
Almeida afirma que a leitura estrutural vai além: as instituições não inventam o racismo do nada, mas materializam uma ordem social já atravessada por ele. Quando práticas racistas são tratadas como normais, uma empresa, escola ou órgão público que nada faz tende a reproduzi-las por meio de regras, silêncios, microagressões e barreiras à ascensão. Assim, as instituições reproduzem uma sociedade cuja organização política, econômica e jurídica também distribui desigualdades raciais.
Chamar o racismo de estrutural, contudo, não significa considerá-lo inevitável, nem dispensar a responsabilização individual. O autor defende que as instituições adotem medidas efetivas, como rever práticas, remover obstáculos à ascensão, criar espaços para enfrentar conflitos e implementar ações afirmativas. A estrutura limita, mas também pode ser transformada pela ação coletiva, e o silêncio diante do racismo contribui ética e politicamente para sua continuidade.
Ideologia, branquitude e meritocracia naturalizam desigualdades
O racismo também se mantém por uma ideologia que organiza a maneira como as pessoas percebem a realidade, não apenas por ideias conscientemente racistas. A televisão, a escola e o sistema de justiça podem repetir imagens que associam mulheres negras ao trabalho doméstico, homens negros à suspeita e pessoas brancas à liderança, enquanto a própria desigualdade parece confirmar esses estereótipos. Desse modo, a ideologia funciona como prática: as representações ganham aparência de verdade porque instituições e experiências cotidianas as reforçam.
A desmoralização do racismo científico não encerrou o problema, pois teorias de aparência científica e narrativas culturais já serviram para hierarquizar povos e legitimar colonialismo, escravidão e desigualdade. Segundo Almeida, as formas de dominação se adaptam às mudanças sociais, podendo trocar declarações explícitas de inferioridade biológica por discursos de neutralidade ou celebrações da diversidade que não rompem com as hierarquias concretas. A branquitude também costuma permanecer pouco nomeada: ser branco é ocupar uma posição social que recebe privilégios materiais e simbólicos sem necessariamente ser reconhecida como racializada.
A meritocracia completa esse mecanismo quando apresenta pobreza, desemprego e sub-representação como resultado exclusivo de esforço ou talento individuais. Processos seletivos, concursos e universidades podem parecer neutros, embora as oportunidades de educação e preparação sejam desiguais e a competência continue associada a grupos dominantes. No Brasil, essa narrativa reforça a ideia de democracia racial ao transformar desigualdades históricas em suposta falta de mérito de quem as sofre.
Chegamos à metade deste microbook
Até aqui, o livro mostrou que raça é uma categoria histórica e que o racismo não se reduz a preconceitos individuais: ele se reproduz em instituições e estruturas sociais. Vimos também como a ideologia, a branquitude e a meritocracia fazem desigualdades concretas parecerem naturais ou merecidas. Na segunda metade, Almeida acompanha essa lógica no Estado e na construção das nações, examina o poder e os limites do direito e analisa a articulação entre racismo, capitalismo e crises econômicas.
Estado, nação e política definem quem recebe proteção
Para Almeida, o racismo é também um processo político e histórico, porque a discriminação sistemática depende de poder e de formas específicas de organização social. No capitalismo, o Estado garante formalmente liberdade, igualdade e propriedade, mas também administra conflitos por meio da coerção e de discursos que apresentam como unidade uma sociedade atravessada por desigualdades. A nação ajuda a compor essa unidade, criando narrativas de origem e pertencimento que podem ocultar hierarquias e exclusões raciais.
A racialização varia conforme a formação histórica de cada país: no Brasil, pode combinar aparência, classe e circulação social, enquanto nos Estados Unidos a regra da “uma gota de sangue” expressou outra lógica. Essas diferenças mostram como raça participa da construção de hierarquias, da identidade coletiva e do acesso à cidadania. A representatividade importa porque abre espaços para reivindicações e contesta imagens de subalternidade, mas a presença de pessoas negras em cargos de destaque não prova, por si só, que o poder ou as estruturas tenham mudado.
Com Foucault, Almeida examina o biopoder, isto é, a gestão da vida pelo Estado e a distribuição desigual da proteção, que pode deixar certos grupos expostos à morte. Com Achille Mbembe, aprofunda a ideia de necropolítica, em que a violência, o abandono e a exposição contínua à morte se tornam formas de governo. A análise de Marielle Franco sobre as UPPs no Rio exemplifica essa dinâmica: a ocupação militarizada das favelas não veio acompanhada de uma presença equivalente de direitos e serviços, e se combinou à abertura dos territórios à mercantilização.
O direito pode reproduzir o racismo e servir ao antirracismo
Almeida apresenta diferentes formas de compreender o direito, como justiça, conjunto de normas, poder e relação social, para mostrar que ele não se reduz ao texto legal. Na sociedade capitalista, a lei organiza relações entre indivíduos formalmente livres e iguais, mas essa igualdade jurídica pode coexistir com desigualdades materiais e com a racialização dos grupos. Por isso, o direito pode proteger direitos e, ao mesmo tempo, integrar a estrutura que distribui privilégios e vulnerabilidades.
A história mostra que a lei nem sempre se opôs ao racismo: códigos escravistas, as Leis de Nuremberg e as normas Jim Crow converteram hierarquias raciais em regras oficiais. No Brasil, a escravidão também foi protegida por uma ordem jurídica que tratava pessoas escravizadas como propriedade. Esses exemplos impedem que legalidade seja confundida com justiça e revelam como o Estado pode organizar a discriminação.
Ainda assim, o direito pode ser mobilizado na luta antirracista, como fez Luiz Gama ao usar argumentos jurídicos contra a escravidão e como fizeram movimentos sociais na conquista de direitos. No Brasil, a Constituição de 1988, a legislação antirracista, o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira e as ações afirmativas oferecem instrumentos concretos para enfrentar desigualdades. Essas ferramentas são importantes, embora não bastem por si sós, pois sua efetividade depende de mobilização política e de mudanças institucionais mais profundas.
Capitalismo, classe e raça se reproduzem em conjunto
A desigualdade racial aparece também nos salários, no desemprego, na precarização e no acesso desigual à educação, ao crédito e à proteção social. Almeida contesta explicações que reduzem diferenças econômicas a escolhas individuais, baixa qualificação ou falhas de informação, pois o próprio mercado opera sobre padrões históricos e institucionais de discriminação. A distribuição racial do trabalho e os salários menores, inclusive para mulheres negras, mostram que a economia não pode ser analisada como uma esfera neutra.
O autor sustenta que, sem negar os efeitos duradouros da escravidão, o racismo não é apenas um resquício do passado: escravidão e colonialismo são constitutivos da modernidade capitalista, e hierarquias raciais podem se adaptar a novas fases da acumulação. Classe e raça não são alternativas, pois trabalhadores concretos vivem simultaneamente relações de exploração e discriminação. A situação das mulheres negras, frequentemente concentradas em trabalhos precários e mal remunerados, exemplifica como essas desigualdades se combinam.
As crises econômicas também reconfiguram o racismo: após o Pânico de 1873, a expansão imperialista e o neocolonialismo foram legitimados por discursos de superioridade racial, enquanto o Estado de bem-estar do pós-guerra distribuiu proteção de maneira desigual. Na fase neoliberal, a austeridade e a retração dos direitos sociais coexistem com a criminalização de grupos racializados e formas mais intensas de controle. Por isso, Almeida sustenta que crescimento sem distribuição de renda e sem enfrentamento das desigualdades raciais não equivale a desenvolvimento social.
Notas Finais
Racismo estrutural não significa que toda pessoa aja com intenção racista nem que a desigualdade seja inevitável; significa que práticas cotidianas, instituições e políticas podem reproduzi-la como parte normal da vida social. Combater o problema exige responsabilizar atos discriminatórios e, ao mesmo tempo, transformar as condições políticas, jurídicas, culturais e econômicas que os tornam possíveis. Em vez de separar raça, classe, Estado e direito, Almeida propõe compreendê-los em conjunto e converter essa compreensão em práticas antirracistas. É nesse compromisso com a mudança concreta, e não apenas com a condenação moral, que se encontra a força do livro.
Dica do Minutobooks
Para aprofundar a discussão sobre a formação histórica do racismo no Brasil, vale ler Racismo e antirracismo no Brasil, de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães. A obra dialoga diretamente com a proposta de Almeida ao examinar como as categorias raciais e as desigualdades se constituem na sociedade brasileira. Juntas, as leituras ajudam a compreender tanto a estrutura do racismo quanto os caminhos para contestá-la.



