
Sobre o microbook
Em Pequeno manual antirracista, Djamila Ribeiro investiga como uma história que apagou resistências negras e naturalizou desigualdades ajuda a sustentar o racismo no Brasil. A questão central é como reconhecer essa estrutura para além de atitudes individuais e transformar consciência em responsabilidade e ação cotidiana, sem confundir silêncio ou boas intenções com igualdade.
O que você aprenderá
Você acompanhará maneiras de identificar a desigualdade produzida por leis e instituições, questionar o mito da democracia racial e perceber como estereótipos e privilégios limitam trajetórias. O manual também convida a examinar linguagem, piadas, repertórios culturais e escolhas familiares, além de considerar como políticas de inclusão e escuta podem integrar uma prática antirracista contínua.
Sobre o autor
Djamila Ribeiro é filósofa, escritora e professora, graduada em Filosofia e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Sua atuação e obra articulam pensamento sobre feminismo negro, relações raciais e produção de conhecimento. Em 2020, Pequeno manual antirracista recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas.
Vamos conhecer algumas das principais reflexões de Djamila Ribeiro em Pequeno manual antirracista.
Quando revisita a história que aprendeu na infância, Djamila Ribeiro percebe que lhe ensinaram a população negra como passiva e a abolição como dádiva, apagando experiências de resistência como o Quilombo dos Palmares, a Revolta dos Malês e a Revolta da Chibata. Essa correção da memória revela que o racismo não é um episódio isolado nem se resume às intenções de uma pessoa, mas estrutura relações, oportunidades e percepções no Brasil. Em Pequeno manual antirracista, a autora transforma esse diagnóstico em um convite à reflexão e à ação cotidiana, dirigido a quem deseja assumir responsabilidade pela mudança.
Compreender o racismo como estrutura histórica
Ribeiro propõe começar por uma distinção decisiva: pessoas negras foram escravizadas, não nasceram escravas, pois a segunda palavra pode fazer parecer natural uma condição imposta pela violência. A história oficial que celebra a abolição como concessão e retrata a população negra como passiva apaga quilombos, revoltas e outras formas de resistência. Essa omissão também esconde como a escravidão organizou a sociedade e distribuiu direitos e riqueza de modo desigual.
Essa continuidade aparece em leis e instituições, não apenas em preconceitos individuais. A Constituição de 1824 anunciava a educação como direito, mas pessoas negras escravizadas eram impedidas de frequentar escolas, e o acesso dos libertos à cidadania era limitado por exigências de renda e propriedade. A Lei de Terras de 1850, ao exigir a compra para obter propriedade, dificultou que ex-escravizados tivessem acesso à terra, enquanto antigas elites mantinham vantagens. Assim, a desigualdade posterior à abolição não surgiu do nada, foi produzida por decisões políticas.
No Brasil, o mito da democracia racial afirma que a miscigenação e a ausência de segregação legal teriam dissolvido os conflitos, mas essa narrativa romantiza violências e mascara hierarquias. Ribeiro lembra que a experiência brasileira tem peculiaridades e formas muitas vezes silenciosas de discriminação, o que não a torna menos real. Uma pesquisa Datafolha de 1995 expressou o paradoxo: 89% reconheciam o preconceito de cor no país, enquanto 90% se declaravam não racistas. Nomear o racismo e estudar sua história são, portanto, passos necessários para não confundir silêncio com harmonia.
Reconhecer a negritude e desnaturalizar a branquitude
A autora descreve como, ainda criança, entendeu que ser negra era tratado como problema quando ouviu insultos na escola e percebeu que o universo apresentado ali tomava a branquitude como norma. Enquanto crianças negras são levadas cedo a interpretar a discriminação, pessoas brancas podem atravessar a vida sem pensar no lugar social que ocupam. Essa assimetria também aparece quando Djamila é confundida com copeira, faxineira ou prostituta, ou quando a trajetória musical do irmão é reduzida a expectativas sobre samba. São exemplos de como estereótipos restringem a humanidade e os caminhos imaginados para pessoas negras.
A resposta não é pedir que a população negra se adapte a uma cultura que reconhece referências brancas como universais, mas ampliar espaços de criação e visibilidade. O Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias do Nascimento, buscou valorizar a cultura afro-brasileira por meio da educação e da arte, enquanto os Cadernos Negros abriram espaço para escritores e escritoras negros. Iniciativas como essas, ao lado de projetos visuais que registram a negritude em diferentes regiões, ajudam a construir reconhecimento e referências positivas. Por isso, frases como “eu não vejo cor” evitam justamente o debate necessário sobre desigualdades.
Pensar a branquitude significa perguntar por que pessoas negras são tão ausentes de cargos de poder, bibliografias, antologias e protagonismo cultural, apesar de constituírem grande parte da população brasileira. Privilégio racial pode coexistir com outras formas de opressão: uma mulher branca pode sofrer discriminação de gênero e ainda ocupar uma posição privilegiada em relação às pessoas negras. Ribeiro não propõe culpa pela identidade branca, mas responsabilidade por reconhecer os benefícios históricos e ajudar a abrir espaços que permanecem fechados.
Passar da intenção à prática antirracista
Se o racismo é estrutural, dizer “não sou racista” não encerra a conversa, mesmo quando alguém tem amizades negras, emprega pessoas negras ou nunca usou um insulto explícito. A questão central passa a ser o que cada pessoa faz para interromper os mecanismos que a sociedade normalizou. Uma piada racista recebida com risos ou silêncio, assim como a ausência de pessoas negras numa produção cultural, pode reproduzir exclusão sem depender de uma declaração aberta de hostilidade. A intenção individual importa, mas não basta para medir os efeitos de uma estrutura.
Esse exame também alcança palavras e gestos cotidianos, como elogiar alguém dizendo “negra, mas bonita” ou “negro de alma branca”, expressões que tratam a brancura como padrão positivo. A autora alerta ainda para a condescendência disfarçada de elogio, quando habilidades comuns de uma pessoa negra causam surpresa ou aplausos excessivos. Praticar antirracismo pede disposição para ouvir críticas, rever hábitos e pesquisar por conta própria, em vez de delegar às pessoas negras a tarefa de explicar tudo.
Por ser um processo contínuo, essa prática precisa aparecer também em casa, na criação dos filhos e nas escolhas escolares, não apenas em declarações públicas ou nas redes sociais. Ribeiro recomenda oferecer às crianças livros com personagens negros não estereotipados e cobrar que a escola cumpra a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história africana e afro-brasileira. Ser chamado de “chato” por apontar uma violência não é razão para desistir, assim como a presença de uma ou duas pessoas negras não basta para declarar um espaço antirracista.
Chegamos à metade deste microbook
Até aqui, o livro deslocou o racismo da esfera de casos excepcionais para uma estrutura histórica, mostrou como a negritude é tornada invisível ou estereotipada e convidou o leitor a examinar privilégios, hábitos e silêncios. Reconhecer essas camadas é o começo, mas, para Ribeiro, a consciência precisa produzir mudanças materiais, não apenas declarações. Na segunda metade, o foco passa às políticas de inclusão, à disputa por conhecimento e imagens, e às formas como a desigualdade atravessa afetos e violência estatal.
Usar políticas públicas e rever as instituições
Debater cotas, na leitura da autora, não é questionar a capacidade de estudantes negros, mas reconhecer que as oportunidades de partida são profundamente desiguais. Um jovem que trabalha para complementar a renda familiar não concorre nas mesmas condições que alguém com acesso a ensino particular, idiomas e intercâmbio. Ribeiro aproxima essa realidade de sua própria trajetória, ao relatar que ingressou na Unifesp aos 27 anos, com uma filha pequena e conciliando muitas responsabilidades. Por isso, transformar a educação exige enfrentar as barreiras, não romantizar quem as supera.
Os resultados citados no livro desafiam o argumento de que ações afirmativas prejudicariam a qualidade universitária. Pesquisas mencionadas por Ribeiro encontraram desempenho semelhante ou superior entre cotistas e não cotistas em universidades analisadas, além de evasão menor entre cotistas nas instituições estaduais do Rio de Janeiro. Os dados sobre o Prouni também indicavam notas equivalentes às de outros estudantes, e a lei de cotas de 2012 ampliou a presença de estudantes negros e de escolas públicas nas universidades federais. Para a autora, essas medidas mostram que políticas de acesso podem produzir mudanças concretas.
A mesma análise deve chegar aos ambientes de trabalho, onde uma única pessoa negra não pode ser usada como prova de diversidade enquanto os cargos de chefia continuam fechados. É preciso olhar para contratações, promoções, critérios como diploma de elite e inglês fluente, e para o espaço dado a piadas ou práticas discriminatórias. Comitês de diversidade, políticas de ação afirmativa e revisão de processos ajudam a discutir proporcionalidade, não apenas representatividade simbólica. Além de uma questão de justiça, equipes diversas podem ampliar a criatividade e o potencial produtivo, como aponta a autora.
Ampliar o conhecimento e questionar a cultura consumida
Mesmo quando pessoas negras chegam à universidade, enfrentam o epistemicídio, o apagamento sistemático de suas produções e saberes. Sueli Carneiro descreve como a escola pode negar a negros a condição de sujeitos do conhecimento, ocultar contribuições africanas e afro-diaspóricas e corroer a confiança intelectual. Quando bibliografias e debates ignoram mulheres e autores negros, não se trata apenas de uma lacuna curricular, mas de uma distribuição desigual de autoridade para interpretar o mundo.
Ler autores negros não significa presumir uma experiência única nem escolher obras apenas pela identidade de quem as escreveu. Significa corrigir o desequilíbrio de uma sociedade na qual um grupo foi tratado como único produtor legítimo de conhecimento, e reconhecer perspectivas capazes de aprofundar o debate público. A autora recomenda aproximar-se de vozes como Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Conceição Evaristo e Sueli Carneiro, além de buscar pesquisadoras e artistas de diferentes regiões do país. Assim, a história deixa de ser narrada somente pelo ponto de vista do poder.
O mesmo olhar crítico vale para filmes, novelas, humor e moda: é preciso perguntar quem aparece, que papéis recebe, quem cria as narrativas e quem lucra com elas. Ribeiro lembra casos de blackface e de personagens negros confinados a caricaturas, como o bandido, a empregada doméstica, o bêbado ou a figura sexualizada. Na discussão sobre apropriação cultural, o problema central não é simplesmente quem pode usar um turbante ou dançar samba, mas a estrutura que retira símbolos de seu contexto enquanto exclui e desumaniza os povos que os produziram. Consumir cultura com responsabilidade, portanto, envolve estudar, escutar e apoiar a participação negra na produção e na representação.
Enfrentar o racismo nos afetos e na violência estatal
Ribeiro mostra que o racismo também organiza desejos e relações íntimas, sobretudo quando mulheres negras são reduzidas a imagens coloniais de disponibilidade e hipersexualidade. Esse estereótipo pode normalizar importunações e abusos, além de contribuir para que muitas sejam preteridas como parceiras e confinadas aos papéis de servir, na casa ou na cama. Discutir essa solidão não é determinar com quem cada pessoa deve se relacionar, mas revelar padrões racistas que desumanizam mulheres negras e afirmar que elas merecem amor e respeito.
A autora também alerta que ter um parceiro, uma parceira ou um filho negro não torna ninguém automaticamente antirracista. É necessário escutar o que essa pessoa relata e examinar as próprias atitudes, inclusive em situações apresentadas como afeto, como a trabalhadora doméstica tratada como “quase da família” enquanto direitos e autonomia são negados. Essa leitura exige considerar a intersecção entre raça, gênero e classe, evitando usar a proximidade pessoal como escudo contra críticas.
No espaço público, a desigualdade aparece na violência letal contra pessoas negras, sobretudo jovens, e no encarceramento desproporcional de mulheres negras. Segundo o Atlas da Violência 2018, pessoas negras eram 71,5% das vítimas de homicídio em 2016. Em outro indicador, o IBGE registrava que pessoas pretas ou pardas correspondiam a 55,8% da população brasileira em 2018. O livro também relaciona a guerra às drogas e os critérios subjetivos de classificação ao encarceramento. Ribeiro denuncia abusos e seletividade estatal, mas também observa que muitos policiais vêm da classe trabalhadora e morrem nessa mesma guerra, o que torna indispensável discutir segurança pública sem legitimar a violência policial. A resposta passa por exigir investigações, questionar o encarceramento em massa e apoiar organizações que enfrentam a violência racial.
Notas Finais
Para Djamila Ribeiro, o antirracismo exige reconhecer a história que foi apagada, enxergar como privilégios e estereótipos se reproduzem e agir para alterar instituições, relações e repertórios culturais. A transformação não se completa com uma declaração de boas intenções nem com uma presença simbólica, depende de práticas contínuas, escuta e políticas capazes de redistribuir oportunidades. O manual não pretende esgotar o tema, e a autora lembra que os movimentos negros têm debates internos diversos. Sua provocação final é transformar consciência em responsabilidade ética e ação coletiva.
Dica do Minutobooks
Para aprofundar a ideia de que o racismo não é apenas uma atitude individual, a recomendação é Racismo estrutural, de Silvio Almeida, obra citada por Ribeiro e dedicada a examinar como o racismo atravessa instituições e relações sociais. Ela complementa o caráter prático deste manual com uma análise conceitual e histórica mais extensa. As duas leituras ajudam a conectar a reflexão cotidiana às estruturas que exigem transformação coletiva.



